Dicas ComVem
5 min de leitura
Engajatech
5/12/2023

Como criar uma experiência única para os clientes, desde a entrada na loja até o pós-venda

Engajatech
5/12/2023

Vender é muito mais do que trocar produtos por dinheiro. Na realidade, todo o processo deve ser realizado com cuidado. Uma vez que seu cliente é bem tratado, com certeza será possível contar com sua lealdade à marca. 

Por isso, todos os passos de atendimento são importantes. Desde a chegada o consumidor, passando pela escolha dos produtos até o pós venda. Tudo deve ser planejado cuidadosamente para tornar esse momento especial. Hoje vamos comentar algumas dicas interessantes para incorporar ao seu negócio e conseguir se destacar no mercado

Primeiro contato

O ditado diz: a primeira impressão é a que fica. E ele está certíssimo! Quando um cliente entra em sua loja, é o início da relação da sua marca com ele. Por isso, é importante investir em pontos que podem ser essenciais nesta primeira visão do consumidor com o seu empreendimento. Neste processo, algumas dicas podem ser valiosas. O primeiro contato começa na vitrine. Saiba como organizá-la no nosso artigo!

Design

O design da sua loja é a primeira imagem que ficará na memória dos seus clientes. Por esse motivo, vale investir em um ambiente visualmente atraente e que esteja de acordo com a identidade da marca. Cuidar da disposição dos produtos, iluminação e decoração. Se possível, busque bons profissionais para um projeto personalizado. Confira nosso artigo sobre como organizar sua loja perfeitamente!

Boas vindas

Ser bem recebido em um local é algo que todo mundo gosta. Por isso, preparar a equipe para oferecer uma boa recepção é essencial. Além dos cumprimentos, também vale investir em bebidas e lanches de cortesia. Assim, é possível escolher água, café e até espumante. Ou ainda canapés, brigadeiros e brownies. A criatividade é o limite. 

Saiba como as parcerias entre lojistas podem te auxiliar!

Preferências e necessidades

Para tratar bem um cliente é necessário entender o que ele realmente precisa e deseja. Dessa maneira, a melhor forma de fazer isso é perguntando ao próprio. Assim, é importante incentivar os funcionários a questionar sobre os serviços e produtos, buscando saber se algo pode ser melhor. 

Veja as tendências de varejo para 2024!

Experiência na compra

A hora da compra deve ser uma experiência boa e prazerosa para o cliente. Uma vez que esse processo acontece de maneira tranquila, há altas chances de que a pessoa volte a consumir na loja. Clientes satisfeitos são clientes fidelizados. 

Saiba como personalizar seu atendimento para fidelizar seus clientes!

Atendimento

No primeiro contato, as boas vindas ao cliente são muito importantes. Porém, o atendimento de excelência deve permanecer. Com isso, é necessário que sua equipe esteja preparada para oferecer o melhor ao consumidor. Isso inclui dar informações, auxiliar a achar o que a pessoa procura e manter sempre o profissionalismo. Saiba como treinar melhor os seus funcionários no nosso artigo.

Online e Offline

Uma maneira muito interessante de agradar aos clientes é realizar um atendimento integrado. Oferecer a mesma qualidade nos dois ambientes é indispensável na hora de fidelizar clientes. Considere oferecer opções de compras físicas ou online, retirada na loja ou mesmo entrega em casa. 

Confira como a tecnologia pode influenciar as compras na sua loja!

Personalizando a experiência

Criar um banco de dados dos seus clientes é uma ótima forma de fidelizá-los. Com essa ferramenta, os compradores perceberão o cuidado que a marca tem em tratá-los de forma completamente individualizada. 

Conheça estratégias de marketing para lojas!

Pós-venda

Depois da venda o relacionamento com seu cliente chega ao fim? A resposta é não! O momento após a compra é muito importante para cultivar relacionamentos. É neste momento que sua marca os fará se sentir valorizados. Consequentemente, os compradores voltam para consumir na sua loja. 

Se você quer saber como usar as redes sociais para promover seu negócio, confira nosso artigo!

Acompanhamento

Um ato bastante utilizado em meio às vendas é o acompanhamento pós-compra. Nesta hora, vale enviar mensagens ao seu cliente para agradecer pela compra. Além disso, aproveite para perguntar se estão satisfeitos com o produto e com o atendimento. Ao demonstrar interesse, o cliente se sente valorizado. 

Conheça o StripMall e como ele funciona!

Programa de fidelidade

Quem não ama ganhar brindes? Integrar esse tipo de recompensa no seu negócio pode ter impactos muito positivos. Uma das melhores maneiras de fazer isso é através de programas de fidelidade. Dessa maneira você instiga o consumidor a comprar mais vezes em sua loja. É possível usar como incentivo: vendas exclusivas, descontos, acessos antecipados e brindes. 

Confira nosso artigo sobre outras formas de engajar clientes!

Feedback

O feedback é uma ótima maneira de entender qual a visão que o consumidor teve da sua loja. Dessa maneira, você poderá modificar aspectos identificados como ruins. Além disso, o ato de pedir o feedback faz com que o cliente se sinta valorizado e ouvido, transparecendo um interesse genuíno com o seu bem-estar. Veja mais dicas sobre como usar o feedback no nosso artigo!

Boa experiência com o cliente é realmente importante?

Depois de entender a importância de cada uma das etapas durante a venda, resta uma dúvida. Será que é realmente necessário investir tanto nesse processo?

Dessa forma, vimos que ao seguir essas etapas e criar uma experiência única para os clientes, desde a entrada na loja até o pós-venda, você não apenas aumentará a satisfação do cliente, mas também construirá relacionamentos duradouros e fidelidade à marca que são fundamentais para o sucesso a longo prazo do seu negócio. 

O que é o ComVem?

O ComVem é uma rede de Strip Malls e Fachadas Ativas que, atualmente, conta com mais de 500 lojas e 60 endereços estratégicos espalhados pelo país. Ter uma loja em um ponto do ComVem pode te ajudar a expandir  sua marca. Conheça alguns dos benefícios: 

  • Visibilidade da marca;
  • Baixo custo operacional;
  • Administração especializada;
  • Estacionamento exclusivo com benefícios para os clientes;
  • Layout diferenciado com espaços abertos;
  • Espaço de convivência com  Wi-Fi e música ambiente;
  • Mix focado em alimentação, serviços e conveniência;
  • Tudo para a rotina do seu cliente, com segurança e praticidade.

Quer saber mais sobre os pontos comerciais do ComVem? Então entre em contato com o nosso atendimento! Um de nossos executivos estará disponível para te atender.

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