Dicas ComVem
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Engajatech
5/12/2023

Atendimento Personalizado como Ferramenta de Fidelização

Engajatech
5/12/2023

O mercado encontra-se em um momento de grande concorrência. Por isso, os negócios que desejam se destacar precisam apostar em um diferencial que consiga atrair os clientes, já que são os consumidores que ditam as regras, e as empresas precisam acompanhar esse movimento se quiserem ter sucesso.

Há uma série de estratégias que podem ser utilizadas para essa finalidade, no entanto, uma das que tem sido apontada como mais efetiva é o oferecimento de um atendimento personalizado, o qual pode servir como importante ferramenta de fidelização.

O atendimento personalizado nos dias de hoje

Antes de mais nada, vale a pena destacar que o atendimento já é uma questão chave para que qualquer empreendimento consiga bons resultados. Pense: já teve alguma loja que você deixou de fazer negócio, ou que não voltaria a fazer negócio, por não ter gostado do atendimento prestado? Você já sentiu que alguma loja realizou um atendimento adequado? É muito provável que a resposta para todas essas perguntas seja “sim”.

Na hora de abrir um empreendimento, seja ele físico ou virtual, é fundamental ter em mente que o consumidor está atento à forma com a qual é tratado. Segundo pesquisa da Forrester, uma parte crítica da experiência global do cliente é, justamente, a personalização.

Mas, afinal de contas, o que quer dizer “atendimento personalizado”? Esse termo nada mais é do que um conjunto de estratégias que uma empresa toma para proporcionar o atendimento mais satisfatório possível a cada consumidor, buscando entender e suprir as necessidades individuais de cada cliente. 

Em outras palavras, é preciso criar uma abordagem exclusiva para cada cliente, considerando o tipo de perfil único que cada consumidor tem. Ou seja, deve-se colocar o consumidor no centro do processo de venda, promovendo boas experiências.

Atendimento personalizado como ferramenta de fidelização

Caso utilizado corretamente, o atendimento personalizado pode ser uma importante ferramenta de fidelização. Fidelizar o cliente significa estreitar as relações entre a sua marca e os clientes, através de ações que façam com que o cliente opte por retornar a sua loja para fazer novas compras.

Além disso, a fidelização do cliente vai além da recompra: o cliente também se torna um promotor de sua marca, divulgando-a para amigos, familiares e conhecidos. 

De acordo com dados da Smart Insights, divulgados pelo Sebrae, 80% dos consumidores fiéis compram apenas de negócios que personalizam a abordagem ao cliente. 

Uma outra pesquisa, realizada pela Epsilon, demonstra que aproximadamente 80% dos clientes têm uma tendência a comprar de empresas que personalizam o processo de atendimento. 

Tudo o que falamos até o momento deixa clara a importância de se investir no atendimento personalizado como uma estratégia para ter sucesso no seu empreendimento. 

Dentre os motivos para optar por essa abordagem, podemos citar: a criação de uma maior conexão entre o cliente e a sua marca; o incentivo ao marketing boca a boca, orgânico, que se espalha facilmente entre a população; maior segurança e confiança para o público; possibilita maior uso da tecnologia, para envio de avisos, dicas, promoções, vouchers exclusivos de descontos, dentre outros; diminuição do índice de reclamações sobre a loja e mais.

Como oferecer atendimento personalizado?

Conheça o seu público

Como o atendimento personalizado requer que você tenha noções sobre o perfil dos clientes, é preciso conhecer o público. Por isso, invista em ações que te permitam levantar dados sobre os consumidores ideais da sua loja. Dessa maneira, será mais fácil criar estratégias para atender os desejos e as necessidades desse grupo.

Tenha interação humanizada

Busque uma boa conexão com o seu cliente através de uma comunicação clara e objetiva. Procure “falar a linguagem” do cliente, tendo honestidade e empatia durante todo o processo de venda.

Invista no treinamento de colaboradores

Uma outra dica é investir no treinamento dos colaboradores, afinal serão eles que atenderão os clientes do seu negócio e que precisarão interagir de forma humanizada com os consumidores. 

Colaboradores prestativos, dinâmicos, sorridentes e educados podem fazer o diferencial, contribuindo para uma melhor experiência dos clientes do seu negócio.

Libere exclusividades ou “mimos” para os clientes

Liberar cupons de desconto, avisos de promoção, comunicados de lançamento de novos produtos e outros podem ser boas formas de personalizar o atendimento do seu cliente. 

Neste sentido, a tecnologia pode ser uma importante aliada, pois essa comunicação pode ser feita por e-mail ou pelo WhatsApp.

Além disso, liberar “mimos” para os clientes após alguma compra também é uma atitude que pode fidelizar mais facilmente os consumidores. Isso faz com que eles se sintam especiais.

Peça feedbacks

Por fim, sempre que possível, colete feedbacks dos clientes sobre o atendimento personalizado. Essa etapa é essencial para entender quais são os pontos fortes e fracos da sua abordagem e, assim, realizar mudanças nas próximas estratégias, com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento oferecido. 

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