Dicas ComVem
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Engajatech
5/12/2023

Melhore o atendimento da sua loja: Dicas de Treinamento para Funcionário

Engajatech
5/12/2023

Para se manter na concorrência, os empreendedores precisam investir cada vez mais em estratégias que ajudem a diferenciar sua marca no mercado. Isso porque com um grande número de negócios em funcionamento, os clientes têm uma maior liberdade de escolher com qual querem fechar uma compra.

Ao longo dos anos, um fator que tem ganhado bastante destaque é o atendimento ao cliente. Avaliações negativas de consumidores podem prejudicar bastante a imagem da loja com o público. Assim, é preciso garantir que os clientes tenham uma experiência agradável ao ser atendido. 

Portanto, no artigo de hoje, você confere dicas para melhorar o atendimento da sua loja. Você verá dicas para treinar os seus funcionários da melhor forma possível, para que eles estejam prontos para atender o seu público. Vamos lá!

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Garantir um atendimento de excelência não é tudo

Em primeiro lugar, vale a pena lembrar: um atendimento de excelência não salva um negócio que esteja com inúmeros outros problemas. Oferecer um atendimento de qualidade para os clientes é apenas uma parte.

É preciso igualmente ter uma boa gestão administrativa e oferecer produtos e serviços de qualidade. 

Por que é importante garantir um atendimento de excelência?

Segundo pesquisa do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente, menos de 30% dos consumidores estão satisfeitos com os serviços de atendimento ao público das empresas. 

Ou seja, essa é uma lacuna do mercado e você pode preencher essa lacuna para destacar  sua loja em um cenário de grande concorrência. 

Conheça estratégias de marketing para lojistas!

Por exemplo, vamos imaginar que uma loja tem um perfil comercial no Instagram. Caso os clientes não estejam satisfeitos com alguma etapa do processo de venda, eles podem fazer comentários nas publicações desaconselhando outras pessoas a comprarem com você.

O contrário também é verdade. Se os clientes fizeram uma compra com você e gostaram, eles podem falar bem da sua empresa nos comentários. Em um contexto em que o público-alvo tem várias lojas à disposição, construir uma imagem de referência é essencial para que o seu negócio cresça.

Um atendimento de qualidade deve garantir a resolução de um possível problema do cliente e sanar todas as dúvidas no menor tempo possível.

Veja dicas para promover sua loja em redes sociais!

Dicas de treinamento para funcionário

Preste atenção na técnica e no comportamento

É muito comum que os processos seletivos ou o treinamento de funcionários se foquem apenas na parte técnica. Contudo, isso é um grande equívoco. 

Um funcionário pode ser bom na parte técnica, mas ter hábitos ou comportamentos desagradáveis. Não é surpresa que muitos colaboradores podem enfrentar a demissão justamente por questões comportamentais.

Portanto, na hora de treinar a sua equipe, lembre-se de desenvolver relações interpessoais. Afinal, os funcionários devem estar prontos para serem educados, atenciosos e respeitosos com os clientes. É preciso ter um bom controle emocional para lidar com o atendimento ao público.

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Seja o exemplo para a sua equipe

Se você está à frente de uma equipe, então você deve ser o exemplo para os colaboradores. De nada adianta cobrar uma determinada atitude dos seus funcionários se você não oferece o exemplo em primeiro lugar. Como chefe, é o seu dever guiar a equipe para o melhor caminho.

Considere a visão do cliente

Se você quer melhorar o atendimento da sua loja, uma dica é pedir um feedback dos consumidores que frequentam o seu espaço. Assim, você evita perder tempo e dinheiro planejando treinamentos que podem não alinhar com as necessidades da sua empresa.

Quando você considera a visão do cliente torna-se mais fácil saber quais são os pontos que sua loja precisa melhorar. Então, você pode propor mudanças com foco diretamente nisso. 

Veja como usar o feedback do cliente para impulsionar melhorias.

Use simulações

O treinamento deve permitir que os seus colaboradores entendam como agir em diferentes cenários. Assim, uma outra dica é usar simulações de problemas, e propor uma dinâmica para que os funcionários pensem na maneira correta de agir caso essa situação realmente ocorra. 

Partir de um exemplo é um modo mais prático de treinar os colaboradores. Além disso, essa atitude permite que o grupo como um todo possa participar para chegar a uma conclusão em conjunto. Isso é útil para criar um senso de equipe.

Veja como organizar o espaço da sua loja para atrair mais clientes.

Tenha um padrão de qualidade do atendimento

Por fim, mas não menos importante, é fundamental ter um padrão de qualidade do atendimento que os funcionários podem seguir. Isso poupa tempo e esforço, e evita desentendimentos no futuro. 

Os colaboradores devem ter acesso a um documento que traz orientações sobre como agir nos diferentes casos. Ou seja, o documento deve funcionar como um guia para todos os profissionais.

Isso é bom pois, se você tiver mais de uma loja, todos os funcionários seguirão o mesmo modelo de atendimento. Isso contribui para criar uma unidade de atendimento da sua marca. E, se os clientes gostarem, eles podem se tornar fiéis à sua loja.

Como vimos, o atendimento da sua loja deve ser uma prioridade. A tendência para o século XXI é que cada vez mais as marcas tenham atendimento de qualidade, personalizado e ágil. Saiba mais sobre o atendimento personalizado como estratégia de fidelização.

Quer abrir uma loja? Conheça as unidades ComVem!

O ComVem é uma rede de Strip Malls e Fachadas Ativas que conta com centenas de unidades em vários pontos do território brasileiro. Abrir uma loja no ComVem te traz muitos benefícios.

As unidades estão em locais estratégicos, o que permite um fácil acesso do público ao seu negócio. Assim, o ComVem pode te ajudar a expandir a sua marca. Algumas das vantagens de abrir uma loja no ComVem são: 

  • Visibilidade da marca;
  • Baixo custo operacional;
  • Administração especializada;
  • Estacionamento exclusivo com benefícios para os clientes;
  • Layout diferenciado com espaços abertos;
  • Espaço de convivência com  Wi-Fi e música ambiente;
  • Mix focado em alimentação, serviços e conveniência;
  • Tudo para a rotina do seu cliente, com segurança e praticidade.

Quer saber mais sobre os pontos comerciais do ComVem? Então entre em contato com o nosso atendimento! Um de nossos executivos estará disponível para te atender.

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