Dicas ComVem
5 min de leitura
5/12/2023

Como organizar o espaço da loja para atrair mais clientes

5/12/2023

Hoje, a concorrência é grande em todos os nichos, e por isso é tão importante que os empreendedores invistam em estratégias para atrair clientes. Ter um preço competitivo e prestar um atendimento de qualidade são fundamentais, mas isso não é tudo.

Com o crescimento do digital, é preciso que as lojas físicas apresentem um diferencial que seja capaz de atrair os clientes. O seu espaço deve ser um cartão de visitas que instiga os clientes a quererem entrar e consumir.

Há muita gente que pensa que basta separar os produtos em um local visível para os clientes e acabou. Contudo, não é bem assim. Um layout poderoso, feito com planejamento e dedicação pode melhorar a experiência do consumidor na sua loja. 

Nesse sentido, os clientes têm mais chance de retornar ou de indicar a sua loja para outros. Se você quer aprender a organizar o espaço da sua loja da melhor forma, confira as dicas que preparamos para você!

Benefícios da organização do espaço da loja

Antes de mais nada, pare e pense: quando você entra em uma loja e ela está com aspecto sujo, com baixa iluminação, com produtos expostos de qualquer jeito nas prateleiras, com bagunça pelos cantos, qual é a impressão que isso te traz? Certamente, uma impressão negativa, não é mesmo?

Agora, imagine uma loja limpa, com boa iluminação e com perfume agradável pelo ar, com prateleiras que refletem uma organização cuidadosa. Cada coisa está em seu devido lugar e tudo no ambiente transmite ordem e paz. 

Se essas lojas vendem as mesmas coisas, em qual delas você terá mais vontade de retornar? A maioria das pessoas diria a segunda. Assim, esse é o poder que a organização do espaço da loja pode ter: atrair mais clientes. Isso porque a segunda loja oferece uma melhor experiência de compra para os clientes.

Além disso, há outros benefícios, como fortalecer a imagem da sua loja. Os clientes terão a impressão de que é um lugar de boa gestão. Com mais clientes frequentando o seu negócio, mais pessoas conhecerão a sua loja. 

A razão para isso é que os próprios clientes poderão fazer a divulgação para outras pessoas. Tudo isso contribui para otimizar o processo de venda, aumentar a taxa de fidelização e, claro, ter mais lucro.

Como organizar o espaço da loja para atrair mais clientes?

Planeje a vitrine e a fachada da sua loja

A organização da sua loja deve começar já na vitrine e na fachada. Isso porque esses serão os primeiros elementos que os potenciais clientes verão. Então, trate de caprichar!

Em primeiro lugar, é bom que a vitrine e a fachada reflitam a identidade da sua marca. Você pode incorporar a identidade visual da sua loja com um letreiro, um desenho, uma pintura, escritos, dentre outros.

Todavia, é essencial que, na hora da combinação, esses elementos trazem uma unidade para a sua vitrine e fachada. Afinal de contas, do contrário, eles podem passar uma imagem de desorganização por pecar pelo excesso.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, cerca de 80% das decisões de compra são feitas antes de o cliente entrar na loja, enquanto ele ainda está na vitrine.

Portanto, ter um ponto comercial em um local em que os potenciais consumidores possam ver a vitrine da sua loja pode impulsionar as vendas. Assim, no StripMall do ComVem a sua loja fica visível para o seu público-alvo. 

Pense na disposição dos móveis

Tanto os clientes quanto os colaboradores do seu negócio devem conseguir andar livremente. Isso é algo que você deve levar em consideração antes de comprar móveis para a sua loja.

A disposição dos móveis é um dos principais fatores que impactam na organização do espaço da loja. Pensar no layout e no caminho que o cliente fará dentro do seu espaço é fundamental.

Por exemplo, você pode pensar por onde o cliente passará para fazer as suas compras e qual é o caminho que ele terá que fazer para se dirigir ao caixa. O cliente deve conseguir andar livremente pelos corredores que precisar.

Organize as prateleiras

A organização das prateleiras deve ser feita de forma estratégica. Desse modo, há algumas dicas que podem melhorar o seu planejamento. Isso, por sua vez, pode reverter em mais vendas. Confira:

Proximidade de produtos

Mantenha produtos que normalmente são consumidos juntos próximos uns dos outros. Por exemplo, em uma padaria, você encontra os acompanhamentos do pão, como presunto e queijo, próximos.

Nível de prateleiras

A nível dos olhos e ao nível da cintura, você deve deixar os produtos que os clientes mais procuram e que trazem maior lucro. Acima da cabeça, deixe produtos que tenham menor saída. Já abaixo da cintura, deixe produtos que os clientes compram, mas que trazem menor lucro.

Coloque iluminação de qualidade

Uma loja que tenha uma iluminação de baixa qualidade, com locais mais escuros do que outros, pode passar uma má impressão. É ideal que a sua loja tenha uma boa iluminação, que permita aos clientes terem visibilidade de todos os produtos à disposição.

Não se esqueça: mantenha o espaço da loja limpo!

Por último, mas não menos importante, o espaço da sua loja deve estar sempre limpo. Se você quiser, você pode até mesmo investir em odorizadores ou em óleos essenciais para manter o ar com um cheiro agradável. Lojas sujas, com acúmulo de pó e poeira, passam uma impressão negativa para os clientes.

Conheça o ComVem!

O ComVem é uma rede de Strip Malls e, atualmente, conta com mais de 500 lojas e 60 endereços estratégicos espalhados pelo país. Ter uma loja em um ponto do ComVem pode te ajudar a expandir a sua marca. Conheça alguns dos benefícios: 

  • Visibilidade da marca;
  • Baixo custo operacional;
  • Administração especializada;
  • Estacionamento exclusivo com benefícios para os clientes;
  • Layout diferenciado com espaços abertos;
  • Espaço de convivência com  Wi-Fi e música ambiente;
  • Mix focado em alimentação, serviços e conveniência;
  • Tudo para a rotina do seu cliente, com segurança e praticidade.

Quer saber mais sobre os pontos comerciais do ComVem? Então entre em contato com o nosso atendimento! Um de nossos executivos estará disponível para te atender.

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