Dicas ComVem
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Engajatech
5/12/2023

Estratégias de Engajamento de Clientes

Engajatech
5/12/2023

Para qualquer negócio de sucesso, um dos atributos fundamentais é atrair novos clientes. Porém, somente atrair não basta; é preciso que esses novos clientes se fidelizem à sua marca. 

Para isso, é necessário utilizar estratégias de engajamento de clientes. Essas estratégias podem ajudar você, lojista, em diversas áreas, como na melhora do marketing orgânico e na avanço do relacionamento com o cliente.

Para criar um relacionamento profundo com os clientes, é essencial investir em estratégias de engajamento corretas. Mas como você pode fazer isso? É o que vamos falar no artigo de hoje. Acompanhe!

O que é engajamento de clientes?

O engajamento de clientes nada mais é do que investir em ações para incentivar os consumidores a interagir com a sua marca. Assim, o cliente pode entrar em contato com a sua loja para tirar dúvidas, fazer sugestões, comentar em publicações nas redes sociais e, até mesmo, enviar reclamações.

O objetivo de engajar os clientes é fazer com que eles se mantenham interessados nos produtos e/ou serviços que o seu negócio oferece. Além disso, também espera-se que os clientes se identifiquem cada vez mais com os valores do seu empreendimento.

Um dos benefícios de investir em estratégias de engajamento de clientes é que reter os clientes antigos é menos custoso do que atrair novos consumidores. 

Como resultado, é possível ver um impacto positivo não só com relação à imagem da sua empresa no mercado como também no aumento de vendas e, dessa maneira, da margem de lucro. Engajar os consumidores é bem mais fácil do que você imagina. Quer conhecer algumas estratégias? Vamos lá!

Estratégias de engajamento de clientes

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para investir em estratégias de engajamento de clientes é conhecer o seu público-alvo. Isso porque é necessário saber para quem as suas ações serão direcionadas. 

Portanto, imagine um público-alvo ideal para o seu negócio, traçando um perfil. Se preciso, faça pesquisas de mercado e entrevistas. 

Invista em produzir conteúdos relevantes para esse público

O engajamento digital é uma parte importante dessas estratégias. Há várias ações que você pode fazer para garantir que a sua marca estará presente no mundo virtual: criar um blog e alimentá-lo com conteúdos relevantes para o seu público-alvo; ter um canal no Youtube e publicar vídeos de tempos em tempos; fazer posts em redes sociais; abrir caixinhas de perguntas no Instagram; montar grupos no WhatsApp ou um Close Friends no Instagram para postar conteúdos exclusivos, descontos e outros; tenha conteúdos em vídeo nas redes sociais.

De acordo com estudo do Google, quase 50% dos usuários têm tendência a comprarem de negócios que tenham sites mobile com conteúdo explicativo em vídeo.

Faça campanhas marketing direcionadas

Direcionar as campanhas de marketing é fundamental para que você entregue os conteúdos certos para as pessoas certas. Uma possibilidade é investir em tráfego pago para a sua loja, direcionando os conteúdos para o público que você deseja atrair.

Realize eventos especiais

Realizar eventos especiais é uma ótima maneira de manter o interesse de clientes no seu negócio, pois eles sabem que podem esperar alguma surpresa positiva.

Alguns eventos especiais são comemorações de aniversário da sua loja, sorteios em datas comemorativas e mais. Por exemplo, para cada X reais em compras, o cliente recebe um número para participar de um sorteio.

Invista em atendimento personalizado

O atendimento personalizado significa prestar o atendimento mais satisfatório possível a cada consumidor, buscando entender e suprir as necessidades individuais de cada cliente, com respeito e empatia. Isso faz com que eles se sintam especiais e únicos.

Segundo dados da Smart Insights, divulgados pelo Sebrae, cerca de 80% dos consumidores fiéis tendem a comprar de negócios que personalizam a abordagem ao cliente. 

Já a pesquisa realizada pela Epsilon revela que em torno de 80% dos clientes têm preferência em comprar de negócios que personalizam o processo de atendimento. 

Tenha bons canais de comunicação

De nada adianta ter um atendimento personalizado se os clientes tiverem dificuldade em se comunicar com a sua loja. Portanto, garanta fácil acesso aos canais de comunicação. Você pode usar e-mail, WhatsApp, atendimento telefônico e outros.

Se necessário, invista em automação de mensagens para ajudar com o fluxo de comunicações que a sua loja pode receber. 

Tenha programas de fidelidade

Programas de fidelidade fortalecem os laços do cliente com a sua marca. Você pode investir em cartões de fidelidade, por exemplo, ou programas de desconto. O importante é garantir que o seu cliente receberá algo em troca dessa fidelidade.

Como você pode ver, há várias estratégias de engajamento de clientes que você pode utilizar. No entanto, a recomendação é traçar um plano antes de sair investindo em uma ou outra. 

O motivo para isso é que essas ações precisam estar alinhadas com os objetivos da sua loja. Além disso, você deve fazer um estudo para saber quanto será preciso pagar para cada ação e quais podem te trazer um retorno melhor.

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